segunda-feira, 8 de junho de 2009

2 Encontro Gestar II

O retorno da Capital venho acompanhado da ansiedade em preparar a oficina com a competência e o dinamismo do Prof. Mauricio. Tarefa nada fácil. Enfim, elaborei a pauta.
Os Professores Cursistas estavam tão ansiosos pelas novidades e nervosos pelo desenvolvimento das tarefas quanto o nervoso dessa Formadora em repassar as atribuições. O encontro aconteceu no dia 26 de maio de 2009.

Realizei o acolhimento do grupo com a seguinte mensagem retirada do texto "Que raio de professora sou eu" de Fanny Abramovich:

"Gostaria de ter tanto prestígio quanto o professor de português. Acham que é a própria voz da sabedoria. Esta há décadas na escola e todos passaram por suas mãos. Fama e confiança das famílias. Apoio da direção. Só falta um tapete vermelho na entrada, pra ele pisar. Ninguém mexe com ele. Ninguém fala grosso ou se atreve a lhe cobrar modernidades. Só reverências." (p. 63)

O grupo fez comentário sobre todas as atribuições e culpas destinadas a nós professores de português. Após repassei vários avisos. Em seguida, fizemos uma breve homenagem a Prof. Maria Luiza pelo trabalho realizado nos anos passados para registramos o carinho do grupo por ela.

Depois iniciamos o encontro explicando como as oficinas se desenvolveriam e como o programa seria de fato avaliado ora pelos cursistas ora pelo formador. Com isso, explanei a respeito da elaboração do portfólio. Lemos os textos explicativos e montamos várias sugestões para um portfólio.

Um comentário:

  1. Laura, este encontro teve tudo de bom: acolhimento e sensibilização por meio de um fragmento de texto inteligentemente provocativo; estudo sistematizado dos conteúdos (oficina e construção do portfólio)e homenagem à colega cursista, o que evidencia a sua compreensão de que é fundamental criar vínculos afetivos em prol da construção de uma verdadeira Comunidade de Aprendizagem. Parabéns pelo show de competência.

    ResponderExcluir