segunda-feira, 8 de junho de 2009

Histórico do grupo de Professores Municipais de Ijuí

Esta sistemática de formação continuada iniciou em 1983, o Secretário de Educação era o Sr. Leonardo Azambuja. Minha colega Maria Luiza Luchesse coordenava a equipe pedagógica na época, ainda chamada de SSP – Serviço de Supervisão Pedagógica, nome herdado da estrutura estadual vigente na SEC/RS.
O primeiro grupo formado foi de Estudos Sociais, por motivos óbvios, a área do Sr. Leonardo que atuava mais intensamente nas questões pedagógicas do que administrativas.
O município iniciou e depois buscou a adesão da rede estadual, até porque os professores eram, em sua maioria, os “mesmos”. O grupo começou a produzir seus textos de estudo no mimeógrafo – o que foi a semente das publicações, mais tarde ingressou-se no programa de livro didático do MEC, da época.
Claro que as implicações políticas eram fortes. Penso que o estado só implantou de fato essa sistemática e se integrou ao município no governo Simon que iniciou a ruptura do regime anterior... A equipe da Sr.Santa Nehring, marcada pela presença da UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado) na década de 90 que o espaço de estudo para as áreas de Lingua Portuguesa e Matemática ficou consolidado.
Assim, a sistemática de estudos ora mensais, quinzenais ou semanais, baseados na necessidade ou urgência, passou a ser rotina aos professores do municipio de Ijuí.

Um comentário:

  1. Laura, gostei do contexto e da historicidade apontados. Ajuda muito aos leitores na compreensão do processo de construção da identidade do grupo de professores.
    Ótimo começo!

    ResponderExcluir