sexta-feira, 6 de novembro de 2009

X Encontro

O 10º encontro aconteceu em 13 de outubro de 2009.

A recepção aos colegas cursistas foi realizada com o vídeo “O que é aquilo?” para refletir sobre a nossa profissão já que estávamos às vésperas do nosso dia.
Entre tantos avisos, distribui a sistematização das análises realizadas nos planos de estudos e nas provas diagnósticas enviadas pelo Mec.


No encontro anterior, enquanto os grupos trabalhavam na análise, distribui tarefas individuais aos grupos para descontrair e refletir sobre a construção e desconstrução do texto.


As tarefas:

1 -TP5 – 118
Observe a seguinte seqüência linguística abaixo e pense uma forma de estabelecer coerência:

O início do fim. Esqueceram meu nome. Uma ilha às escuras. A vaca voa.


2- AA5 – p. 105 – Organize os fatos abaixo de forma a compor uma narrativa. Teporganiz
.Organize110xto 1
Uma história sem pé nem cabeça!
( ) Marília era bem pequena,
( ) que a cômoda no quarto da
( ) colo e deixava que os tocasse
( ) os vidros de perfume, a caixa
( ) onde acendiam velas se
( ) quando descobriu o Mar. Não
( ) Dona Beatriz ria ao vê-la na
( ) anos tinha, mas lembrava-se
( ) faltava luz à noite.
( ) com os dedinhos grossos. A
( ) ponta dos pés, querendo alcançar
( ) conseguia se lembrar quantos
( ) Tudo o que havia sobre a
( ) mãe mostrava os porta-retratos,
( ) de jóias (com margaridas pintadas
( ) mãe era mais alta que ela.
( ) cômoda parecia precioso, intocável.
( ) na tampa) o castiçal prateado
( ) os objetos. Pegava Marília no
( ) – Mamãe, deixa eu ver lá em cima!

RIOS, Rosana. Marília, Mar e Ilha. Editora Estação Liberdade.p.105


3 - Preparar questões de leitura para a imagem abaixo conforme a exposta no TP5, p. 151, que aparece em seguida:


.


Foi-se o tempo em que os cachorros guardavam
a residência e, por isso, ficavam ao relento. Totó que se preza, hoje,
vive dentro de casa com toda a mordomia. Muitos incorporam
até as angústias que afligem seus donos.




4 -AA5 - p.95Parte
Parte A
Para cada item a seguir, você deverá elaborar uma resposta simples e objetiva:
1) Diga um nome próprio (de preferência que não seja da sala de aula):
2) Diga o nome de um lugar (bairro, cidade ou país):
3) Qual é o número de sua preferência?
4) Qual é a sua cor preferida?
5) O que para você é um defeito?
6) Indique um intervalo de tempo (horas, dias, meses, anos, décadas, séculos, etc.):
7) Indique uma quantia em dinheiro:
8) Qual é a música ou banda de sua preferência?
9) Diga o nome de um local comum (em casa, na escola, no caminho, etc.):
10) Qual é a sua comida preferida?

arte B
Agora, você deverá relacionar cada resposta dada na atividade anterior aos itens abaixo.
Atenção! Relacione os itens segundo a sua numeração.
1) o nome da sua noiva/seu noivo;
2) o lugar onde se conheceram;
3) o número do seu sapato;
4) a cor dos olhos dele/dela;
5) é o seu único defeito;
6) tempo de duração do namoro e noivado;
7) dinheiro disponível para o casamento e a lua de mel;
8) música ou banda que tocou durante a cerimônia do casamento;
9) local da lua de mel;
10) único cardápio da lua de mel.


Assim, encerramos os estudos com os TPs 3, 4 e 5. Concluímos que o projeto final para o Gestar será reorganizar os planos de estudos conforme os gêneros textuais solicitados nas provas diagnósticas do Mec. Assim, teremos uma unidade no trabalho do município, um ponto de partida e um ponto de chegada flexível e indefinível.
Fizemos um pequeno intervalo, com a visita de nossa colega Maria Luiza e distribui aos professores uma lembrança em decorrência da comemoração ao nosso dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário