segunda-feira, 16 de novembro de 2009

XII ENCONTRO

Sessão cinema, em 27 de outubro!!!!

Assistimos ao filme "O Leitor". O ponto de chegada estabelecido foi delimitar a importância do ato de contar história na aquisição da língua escrita.

Também refletimos sobre ética, em quais momentos da vida a escrita é importante e sobre o significado da leitura para uma pessoa letrada e para uma pessoa analfabeta. Para sistematizar os professores produziram textos reflexivos, pois " o filme nos remete a pensar e repensar nossa prática a respeito de contar histórias durante o processo que é constante; alfabetizar é letrar" (Profa. Cristina), bem como "refletir sobre a influência da escrita ou da ausência desta" (Pofa. Jacira).

"No decorrer da trama ... nos deparamos com a importância da escrita na vida das pessoas, tal qual ocorreu em Narradores de Javé. ... Não só a leitura em voz alta, mas todo o trabalho com narrativas ajudam o aluno a reconstruir a sua história, a resgatar suas experiências" (Profa. Roseli).

"Tenho uma experiência muito grande em ler para os alunos. Alguns gostam, outros não. Às vezes, propositalmente esqueço. Sempre surge alguém que pede pela continuação da história. Já é um bom começo." ( Profa. Rosali)

Assim, "É aprender a vivenciar emoções e aprender a lidar com elas, é adentrar mundos imaginários onde os pés não podem ir, somente o pensamento galopando fantasias. Assim como Hanna orquestrou seus momentos finais e se manteve, embora numa prisão, liberta pelas histórias e pela palavra - ave palavra!" (Profa?)

"A recepção de uma história nunca é um ato passivo para quem escreve ou fala, este sempre o faz pressupondo o outro, havendo, portanto, uma interação de influências, com atribuição de significados, concebendo-se sempre um caráter formativo neste processo amplo de leitura de mundo." (Profa. Liane)

Nos trechos acima temos a evidência da responsabilidade do nosso fazer, apoiados no amor em sermos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário